MPV – o primeiro passo para o sucesso

 

O mínimo produto viável (MPV) é uma estratégia de baixo custo em que os empreendedores podem avaliar o potencial do seu futuro negócio. O conceito já foi utilizado por renomados nomes, como Apple, Facebook e Dropbox.

O produto ou serviço é interessante? Ele tem mercado e pessoas a fim de utilizá-lo? Esses tipos de dúvidas costumam rondar os pensamentos de quem está propondo um novo negócio. A técnica do MPV é utilizada justamente para responder a essas questões, além de proporcionar baixos custos e esforços para alcançar esse propósito.

O mínimo produto viável “consiste em oferecer uma versão simplificada do produto ou serviço final a um público muito bem delimitado, em troca de feedbacks relevantes para o modelo de negócios”, como explica a reportagem da revista W.

Como criar um MPV? Primeiro deve-se sondar o público-alvo (é preferível aqui trabalhar com um público mais fechado para que o feedback não fique muito amplo e impreciso), depois entender o problema a ser resolvido e, principalmente, conhecer como as pessoas estão atualmente em busca de soluções para ele. Em seguida você disponibiliza a solução para os clientes, chamados também de “adotantes iniciais”.

Existem três modelos:

MPV – o primeiro passo para o sucesso - imagem

“O momento da elaboração da estratégia exige que se definam métricas, pois o projeto precisa ter fundamento e metas a atingir”, fala Daniel Goettenauer, da Fabriq Aceleradora.

Quem é empreendedor uma vez, sempre estará propício a uma nova empreitada. Portanto, conhecer novas técnicas que envolvem essa missão é sempre muito bom. Às vezes é preciso um investimento e planejamento alto para lançar a sua ideia no mercado, pois isso o MPV se torna tão bacana. Existem também ferramentas on-line gratuitas que te ajudam a elaborar esse projeto. Boa sorte!

 

 

*Artigo baseado na reportagem da revista W

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