Clubes de futebol investem em softwares para chegar ao gol

 

A tecnologia começou a fazer mais parte do setor bilionário que é o futebol. Os clubes perceberam as enormes vantagens que investimentos em tecnologias da informação podem ser muito promissores para principalmente a saúde financeira do time.

Na última Copa do Mundo, a Alemanha foi uma referência no uso de tecnologias. Em parceria com a SAP, o time utilizou o Match Insights. “Na Copa, a Alemanha usou a tecnologia pré-jogo e pós-jogo, utilizando a análise de conteúdo, além da análise de imagem que era personalizada e enviada a cada atleta. Tínhamos também um WhatsApp privado entre técnico e jogador para que a mensagem não vazasse. E um relatório de mídia social individualizado por jogador para saber como era a percepção do torcedor daquela atleta no país”, explicou Daniel Duarte, executivo da SAP.

Depois que a Fifa autorizou em julho o uso de tecnologias embarcadas no jogador, muitos times começaram a aderir as ferramentas. “Podemos colocar senso no jogador em jogos oficiais. Esses dados capturam tudo do atleta, de movimentação a velocidade”, disse Duarte.

No Corinthians, o uso da TI também tem gerado vantagens. “Começamos a criar um software, um sistema para administrar informações do time, que foi crescendo ao longo dos 12 anos, de 96 a 2008. Hoje temos uma equipe conhecida como Cifut, que utiliza esse software com uma nova versão, uma interação deste com uma série de outros”, diz Alessandro Gonçalves, superintendente de TI do Corinthians.

Diferentes tecnologias podem gerar ganhos positivos tanto na administração de cada clube de futebol como nos gramados. Por ser principalmente um esporte tão importante, que possui milhares de torcedores no mundo e movimenta bilhões todos os anos, esse mercado demorou muito para aderir às tecnologias – e ainda precisa evoluir bastante. Em relação aos campos, cito, por exemplo, a tecnologia na linha do gol. Quantos lances poderiam ser facilmente resolvidos se esse tipo de ferramenta já estivesse sendo usada há algum tempo? Há outras questões, como impedimentos ou lances de falta que geram pênaltis e na verdade tudo não passou de mera encenação do jogador. Usar sistemas para essas questões com certeza diminui as especulações negativas sobre o futebol e deixa os torcedores, jogadores e times mais seguros de que quem venceu, foi realmente o melhor clube.

 

 

*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU