Na hora de adquirir ou vender uma empresa de tecnologia, muitas mudanças acontecem para ambas às partes envolvidas nessa transação. Veja a seguir algumas dicas para ter não surpresas negativas nessa hora e se fazer um bom acordo.
- Apresente números – Ao negociar apresente métricas que demonstrem o seu potencial, como faturamento, número de clientes, recorrência (fidelidades do cliente) e confiabilidade. Com certeza isso gera mais credibilidade para o seu negócio.
- Negocie com calma – Não tenha tanta pressa pra logo fechar o acordo. Estreite a relação entre as pessoas envolvidas para que aconteça uma negociação amigável. Para evitar mal-entendidos no contrato, é recomendável a participação de um advogado especialista.
- Defina cargos e missões – Depois de adquirir uma empresa, as funções que antes eram decididas apenas pelos fundadores deverão ser tomadas em conjunto pela grande empresa. Defina o papel e as responsabilidades de cada um para que não haja conflitos.
- Prepare-se para as burocracias – “Mudam o contador, o endereço, a classificação fiscal e o contrato. As contas bancárias foram transferidas, fluxo de caixa foi unido e até o pagamento dos funcionários foi alterado de PJ para CLT”, diz Pereira se referindo a aquisição da brasileira Vemm pela multinacional Quinstreet.
- Meça expectativas – Resumindo: nem tudo são flores; então mesmo com as expectativas com a aquisição, a startup deve se preparar para as futuras frustrações.
- Veja se há como potencializar a marca – Depois de comprada a startup pode manter o próprio site e logo, ou não. No caso da Vemm, o site foi mantido, mas os portfólios foram unificados e a próxima geração de cartões de visita terá o logo da multinacional. O objetivo é que a nova marca fortaleça o reconhecimento dos antigos clientes.
- Faça um plano de comunicação – Trace estratégias para comunicar aos clientes sobre a nova aquisição. É relevante dar importância a esse detalhe.
*Assunto extraído da Revista INFO
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