“A tecnologia não resolve tudo na educação”

 

Pode até soar estranha essa frase do título ser dita pelo vice-presidente global de educação da Microsoft, Anthony Salcito. Mas como um grande executivo e um dos autores de um dos blogs mais influentes da área de educação do mundo, ele tem credibilidade para falar das novas questões do ensino geradas pelos avanços tecnológicos.

Anthony afirma que “se não houver ênfase em professores bem preparados, parte do impacto positivo que a tecnologia poderia ter vai ser desperdiçada”. Com a imensidão de informação disponível na internet, conteúdos que chegam através de smartphones e tablets e que podem ser acessados a qualquer hora, as escolas precisam aprender novas habilidades para lidar da melhor forma com isso tudo.

“As escolas devem dar ênfase à criatividade, ao trabalho em grupo e a habilidades específicas demandadas por empresas, ou seja, fatores que farão a diferença quando as crianças chegarem ao mercado de trabalho”.

Em um texto que escrevi nessa semana sobre a atual dificuldade de se concentrar, e de como a ‘atenção’ tem se tornado tão valiosa devido a essa grande quantidade de informações disponíveis que aqui cito mais uma vez, discuti também da importância das escolas e professores se esforçarem para tornar as aulas mais interativas e participativas. É como Anthony cita em sua entrevista a revista Exame. “É velho o modelo baseado apenas no professor que ensina com a ajuda de alguns livros”.  

Vejamos, se há todo esse conteúdo na web e se o uso dessas ferramentas já faz tanto parte da vida principalmente dos jovens, é natural que se a estimulação em sala de aula não for diferente, o desinteresse pelo ensino vai aumentar. Há muitas tecnologias, muitas transformações em nosso cenário, e o ensino deve também seguir esse novo ritmo. É preciso primeiramente investir nos professores e treiná-los para essas novas habilidades do futuro.

 

 

 

*Assunto extraído da Revista Exame

Web Cams Sex
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