Tá caindo música do céu

Você já parou pra pensar como a nossa experiência em assistir filmes, escutar músicas e ler livros mudou completamente?

As maravilhas do mundo digital e seus novos serviços nos permitem ter o domínio dessas atividades, isso significa a prazerosa sensação de poder escolher quando, onde e como assistir/ouvir/ler o que bem quisermos.

Isso tudo porque ao lado do avanço da tecnologia estava o crescente aumento da velocidade da internet, permitindo assim que o fantástico streaming – no qual é possível rodar arquivos, como músicas e filmes, diretamente na nuvem, sem precisar fazer o download – entrasse em ação e fizesse surgir serviços como o do Netflix, Spotify, e até mesmo redes sociais voltadas ao compartilhamento de vídeos ao vivo, como o Periscope e o Meerkat.

Se em 1995 para baixar uma música demorava 11 minutos e 30 segundo, e para um filme de aproximadamente meia hora de duração o tempo de download era de 37 horas. Hoje o tempo de espera para baixar uma música é de 3,6 segundos e do filme de 12 minutos. É um incrível aumento de 19 000% da velocidade da internet nesses vinte anos.

Se hoje já sentimos meio ultrapassado comprar CDs em lojas de música ou até mesmo ir até uma vídeo locadora – até esse nome já soa estranho – pense como isso será quase medieval daqui uns anos.

Estamos fascinados por ter gratuitamente ou por um preço baixo, enormes conteúdos digitais no qual podemos ter acesso através do smartphone, tablet ou computador, na hora do almoço, na pausa do trabalho ou antes de dormir, dentro do carro, na casa de um amigo, ou seja lá onde, como e quando quisermos. Isso sem contar na possibilidade de conhecer centenas de diferentes produções; sabe-se lá de que jeito antigamente conseguiríamos essa proeza se não fosse o streaming e seus milhares de artistas, estilos, filmes, séries e livros disponíveis para nós.

*Assunto extraído da Revista Veja

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU