Eles trabalham em rede

No mundo dos negócios existem diversas competências e habilidades para quem deseja alcançar seus objetivos. Dentre elas há uma essencial: o networking. Veja algumas dicas nessa importante missão de criar relacionamentos duradouros.

A matéria na íntegra traz diversas histórias de sucesso de empreendedores que se beneficiaram muito através do networking. Extraí algumas lições interessantes e resumi para vocês. Antes de tudo veja o gráfico:

eles trabalham em rede - gráfico

  • Tenha em mente que é de extrema importância você criar boas relações com diferentes integrantes do mundo das empresas: sócios, investidores, clientes, fornecedores, formadores de opinião, entidades setoriais ou de apoio ao empreendedorismo.
  • Mantenha laços ainda maiores com pessoas próximas dos centros de poder, ou seja, aqueles que podem abrir portas para seu negócio. Mas lembre-se: você precisa dosar essa aproximação, tenha sensibilidade para não ser muito invasivo ou vice-versa.
  • Cultive o contato com essas pessoas, depois do primeiro encontro e/ou conversa não demore muito para falar novamente.
  • Cerque-se de pessoas que também tenham objetivos como os seus.

“O mais importante é ficar ao redor de pessoas inteligentes que agreguem. […] Um contato assim inspira e você acaba tendo discussões incríveis com essas pessoas. É isso que faz do Vale do Silício um lugar tão especial. Não é que tenha algo no ar que respiramos ou na água que tomamos. O Vale do Silício começou com um ponto de reunião de poucas pessoas interessantes. Mais gente interessante foi chegando e agora todos querem estar aqui”, diz Sameer Shariff, um dos fundadores da startup Cambly.

  • Aproveite o poder das redes sociais – Facebook, Twitter, LinkedIn -. O Facebook, por exemplo, é um ótimo canal para você encontrar as pessoas – a dica é que você não estenda a conversa nessa rede e use-a apenas para pedir o endereço de e-mail. Há também o Whatsapp; contudo também é preciso ter cuidados no uso dessa ferramenta no âmbito profissional. Nesse artigo você encontra algumas dicas: http://ow.ly/Np0I2.
  • Compartilhe experiências e contatos de bons fornecedores. Como a rede Casa do Construtor que faz webconferências mensalmente com os seus franqueados, essa é uma forma da empresa de buscar capitalizar o conhecimento dessas franquias.
  • Conquiste a atenção mostrando resultados.
  • Explore o capital social de seu negócio.
  • E por fim, participe constantemente de feiras, conferências e outros encontros. As chances de nesses ambientes você se relacionar com pessoas importantes e fomentar futuros projetos são e-nor-mes.

 

*Assunto extraído da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU