Como rodar programas do Windows no Linux

Hoje trago um artigo de um parceiro de Belo Horizonte, Vagner Carvalho, autor do blog Onebook.

——————————————————————–

O Windows é o sistema operacional mais utilizado em computadores no mundo todo, e isso é mais do que suficiente para que desenvolvedores de softwares priorizem-o.

O Linux por sua vez possui diversos programas bem interessantes para seus respectivos usuários. Todavia a quantidade dos programas disponíveis para Windows são infinitamente maiores do que para o Linux.

E neste caso uma alternativa para resolvermos esse problema é executando os softwares do Windows diretamente no Linux. Hoje vamos mostrar um passo a passo bem completo para você que tem interesse nesse procedimento.

Dentre todas as distribuições disponíveis, iremos usar o Ubuntu para mostramos como se faz. Todavia todas as distribuições são compatíveis com o método que ensinaremos aqui.

Como fazer 

Precisaremos de um programa que nos possibilite rodar aplicativos Windows no Linux, o nome dele é Wine. Para instalá-lo, basta ir até a Central de Programas, e no campo de busca pesquise pelo nome do software. Depois disso, basta fazer a instalação.

Basicamente existem 2 tipos de instaladores de programas, o .exe e o msi. E é justamente esse tipo de arquivo que o Wine abrirá, primeiramente certifique-se de transferir o executável do Windows para o seu computador com Linux, ou baixe-o da internet se for o caso.

Todavia será preciso autorizar a permissão para que este aplicativo rode como programa, para isso, clique com o botão direito sobre o instalador e marque a opção Permitir execução do arquivo como um programa.

96

Para fazer a instalação do programa, clique pelo menos 3 vezes seguidas no executável, e prossiga normalmente na instalação, vai avançado através da  opção opção next ou avançar, dependendo do idioma do software em questão.

Ao final, o programa já poderá ser executado normalmente, assim como ocorre no Windows. O Wine possui uma opção para desinstalar os programas, basta acioná-la quando quiseres remover uma aplicação, conforme mostra a ilustração a seguir.

A única desvantagem do Wine é que ele não possui compatibilidade com  todos os programas do Windows. Portanto pode acontecer de você tentar rodar algum programa e  o mesmo não funcionar.

Mas tirando esse revés, o Wine se torna um grande salvador da pátria para quem necessita das aplicações Windows, mas não abre mão de jeito nenhum do Linux, devido a sua segurança e outros motivos.

 

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU