Red Hat: foco na liberdade

Comentário da matéria “Red Hat: foco na liberdade”

Revista HSM Management

 

Você conhece a Red Hat? Provavelmente se você for do meio tecnológico dirá que sim. Isso porque ela é uma grande empresa que comercializa uma gama de produtos e serviços em software de código aberto. Além de faturar US$ 1 bilhão por ano e possuir como clientes pelo menos 80% das empresas da Fortune 500.

Nada mal não é mesmo? A americana Red Hat fundada em 1993 é líder mundial no fornecimento de soluções Linux e outros produtos de código aberto. Sua atuação concentra-se em quatro áreas: “computação em nuvem”, “middleware”, “sistemas operacionais Linux”, “armazenamento e virtualização”. Também oferece serviços de suporte, consultoria e treinamento com certificações oficiais.

Jim Whitehurst, CEO da empresa, conta um pouco de como foi desenvolvido esse sucesso. “O que fizemos foi construir uma rede de canais para estabelecer relações com integradores de sistemas e fornecedores de softwares livres, a fim de demonstrar quão simples poderia ser usar o código aberto. Esse trabalho nos permitiu crescer com rapidez e chegar a todo o setor de TI”.

Você está se perguntando o porquê do código aberto? “A principal razão é que os usuários podem, nesse modelo, participar de seu desenvolvimento, encontrar defeitos e realizar melhorias”, explica Whitehurst. “Lutar pelos formatos abertos é um modo de pôr o foco nos clientes e de mudar para melhor o panorama da tecnologia e da sociedade”.

Admirada por guiar-se pela colaboração, transparência e abertura. Whitehurst cita a importância da comunicação e da opinião de cada funcionário da empresa no desenvolvimento dos produtos. “Comemoramos o fato de as pessoas tentarem fazer algo, e comemoramos até os fracassos, porque com eles aprendemos a continuar progredindo”.

Este é um grande caso de sucesso a quem devemos nos espelhar. A cultura da Red Hat, o tratamento positivo com todos os funcionários da empresa, o foco no cliente, a visão de futuro, são algumas características que a tornam um exemplo – além de líder.  Em relação ao código aberto, você acredita que esse será o futuro da computação?

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU