Hoje trago um artigo de um parceiro de Belo Horizonte, Vagner Carvalho, autor do blog Onebook.
——————————————————————–
O Windows é o sistema operacional mais utilizado em computadores no mundo todo, e isso é mais do que suficiente para que desenvolvedores de softwares priorizem-o.
O Linux por sua vez possui diversos programas bem interessantes para seus respectivos usuários. Todavia a quantidade dos programas disponíveis para Windows são infinitamente maiores do que para o Linux.
E neste caso uma alternativa para resolvermos esse problema é executando os softwares do Windows diretamente no Linux. Hoje vamos mostrar um passo a passo bem completo para você que tem interesse nesse procedimento.
Dentre todas as distribuições disponíveis, iremos usar o Ubuntu para mostramos como se faz. Todavia todas as distribuições são compatíveis com o método que ensinaremos aqui.
Como fazer
Precisaremos de um programa que nos possibilite rodar aplicativos Windows no Linux, o nome dele é Wine. Para instalá-lo, basta ir até a Central de Programas, e no campo de busca pesquise pelo nome do software. Depois disso, basta fazer a instalação.
Basicamente existem 2 tipos de instaladores de programas, o .exe e o msi. E é justamente esse tipo de arquivo que o Wine abrirá, primeiramente certifique-se de transferir o executável do Windows para o seu computador com Linux, ou baixe-o da internet se for o caso.
Todavia será preciso autorizar a permissão para que este aplicativo rode como programa, para isso, clique com o botão direito sobre o instalador e marque a opção Permitir execução do arquivo como um programa.
Para fazer a instalação do programa, clique pelo menos 3 vezes seguidas no executável, e prossiga normalmente na instalação, vai avançado através da opção opção next ou avançar, dependendo do idioma do software em questão.
Ao final, o programa já poderá ser executado normalmente, assim como ocorre no Windows. O Wine possui uma opção para desinstalar os programas, basta acioná-la quando quiseres remover uma aplicação, conforme mostra a ilustração a seguir.
A única desvantagem do Wine é que ele não possui compatibilidade com todos os programas do Windows. Portanto pode acontecer de você tentar rodar algum programa e o mesmo não funcionar.
Mas tirando esse revés, o Wine se torna um grande salvador da pátria para quem necessita das aplicações Windows, mas não abre mão de jeito nenhum do Linux, devido a sua segurança e outros motivos.
Web Cams Sex
Faça um comentário