Errei, não espalha  

Como você lida com os seus fracassos? Você costuma guardar a sete chaves ou sente-se confortável em dizer para as outras pessoas? Esse é um assunto reflexivo, principalmente pra nós brasileiros. Temos uma cultura do perfeccionismo, no qual quase nunca admitimos os nossos erros.

Isso ficou ainda mais evidente depois que os empresários Flávio Steffens e Rafael Matone decidiram trazer para o Brasil o FailCon, a feira de fracassos que reúne todo ano em San Francisco, no Vale do Silício, pequenos empreendedores e grandes empresários da nova economia norte-americana para tratar de grandes insucessos e suas lições.

Sobre conseguir empresários brasileiros dispostos a falar sobre seus erros, Rafael Matone diz, “fazíamos um grande esforço para explicar a essência do evento. Mas muitos não captavam a ideia e se sentiam desconfortáveis. Achavam que queríamos ridicularizá-los, que iriam lá para passar vergonha”. A criadora do FailCon, Cassandra Phillips, completa, “(aqui no Brasil) vejo que muitos relutam em admitir que foram os reais causadores daquilo que vivenciaram”. Apesar do desafio de encontrar pessoas que citassem seus fracassos, os eventos da FacilCon Brasil tem sido um sucesso.

Não há como negar esse nosso culto do perfeccionismo, de citar e admitir para os outros que fracassamos. Penso que isso está enraizado em nós brasileiros, e que vencer essa questão é quase uma cultura de superação. Afinal, quem nunca errou? E se erramos, foi para aprender e evoluir. Os erros são saudáveis, e fazem parte da nossa jornada.

 

Fonte: HSM

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU