“Uma nova geração de tecnologias de satélites e lançamentos, aliada a novas ideias sobre o que constitui um satélite, está transformando o céu sobre nossas cabeças em caminhos para dados”, cita a matéria.
Atualmente cerca de três bilhões de pessoas têm acesso à internet. Um número relativamente grande, mas ainda faltam outros quatro bilhões de pessoas para conectar; e tem sido esse um dos grandes desafios de algumas empresas. Para realizar esse objetivo, essas companhias estão encontrando no céu a solução.
A Intelsat já usa recursos da próxima geração de satélites geoestacionários para conectar a internet em aviões, navios de cruzeiro e frotas de marinha mercante. O Google, através do projeto Loon, está explorando o uso de balões de alta altitude, que de certa forma, são satélites que não precisam ser lançados por foguetes. O Facebook está buscando drones do tamanho de um Boeing 747 e movidos a energia solar para oferecer acesso à web.
Conseguem imaginar o tamanho do investimento dessas companhias? O Google, por exemplo, tem planos de investir mais de US$ 1 bilhão em seus satélites. A internet ainda tem muito que desenvolver-se e expandir, fico entusiasmado em saber que as gigantes tecnológicas estão firmes nessa busca.
Fonte: Valor Econômico
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