Na China, muralha digital cria gigantes

Você sabia que na China, sites como o Facebook e o Google, são bloqueados? Ou seja, todos os chineses e até mesmo os estrangeiros não possuem acesso legal a alguns sites.

Há cerca de 15 anos, o governo chinês criou o ‘Golden Shield Project’, ou o grande ‘firewall’ da China, um sistema que bloqueia no país o acesso a serviços como Facebook, Google e Twitter, além de sites de notícia como a agência  Bloomberg e o jornal “The Wall Street Journal’. Segundo o site Greatfira.org, dos 960 sites mais visitados no mundo, 145 (cerca de 15%) são bloqueados na China.

Hoje percebemos que essa ação do governo foi totalmente favorável ao crescimento de grupos chineses da internet. Empresas como Alibaba, Baidu e Tencent se tornaram poderosas ao conquistar 630 milhões de internautas locais e agora começaram a se expandir para o resto do mundo.

A internet fechada da China permitiu o fortalecimento das companhias, que agora querem ter o mesmo sucesso fora do país. Seria certa ditadura de o governo chinês bloquear alguns sites do ocidente? Ou nada mais justo favorecer grupos locais e deixar que apenas interesses do país faça parte do dia adia de seus habitantes?

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU