Impressão 3D para as massas

A impressora em três dimensões já não é algo do futuro. Em 2008, havia 20 fabricantes de impressoras 3D no mundo. Hoje, são centenas. Uma impressora simples pode ser adquirida por cerca de 200 dólares. Há cinco anos, as mais baratas custavam cinco vezes mais.

Em Berlim, é possível encontrar uma impressora 3D na cafeteria. Lá você pode acompanhar a impressão de sua própria estatueta e leva-la para casa por 150 reais. Na rede americana Staples, líder mundial na comercialização de material para escritório, o cliente pode levar seu projeto em um pen drive e imprimi-lo em três dimensões na unidade da Quinta Avenida, em Nova York.

O que é novidade hoje em dia promete ser prática comum principalmente nos ambientes industriais. Protótipos poderão ser feitos sobre medida e definitivamente a logística “just in time” será executada. Isto significa que a mercadoria será efetivamente um pedido do consumidor, o que permite redução dos gastos com armazenagem, logística e desperdício.

Novas plataformas e negócios ousados surgirão baseados nas tecnologias da impressora 3D. É viável pensar em algo seja para empreender ou capacitar-se. Antecipar-se ao mercado é uma atitude de quem é competitivo e busca a liderança no âmbito global. Você já tem alguma ideia?

 

Fonte: Revista Exame

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU