A Guerra dos vírus

Sabe quando você acaba de ler uma matéria e fica perplexo? Isto aconteceu comigo ao finalizar esta leitura. Temos noção da guerra cibernética no mundo, mas acredito que estamos bem aquém de entender a real complexidade e o avançado patamar dos ataques na web.

O mundo parou para assistir e entender as denúncias de Edward Snowder sobre a existência de dois sistemas do governo americano para interceptar dados de computadores, e-mails, tablets, telefonemas e cartões de crédito de autoridades brasileiras. Mas isto é só a ponta do iceberg, que ficou visível.

A Revista Época nos mostrou o Careto – vírus que infectou 560 dispositivos eletrônicos e roubou arquivos, dados e informações sobre o setor de petróleo e gás. A maioria das máquinas afetadas estava na capital federal e incluía ministérios, agências reguladoras e empresas estatais. Até o momento, toda a investigação leva a crer que a operação de ciberataque foi lançada pelo governo espanhol.

Até o momento, não há nenhuma reação enérgica do governo brasileiro. A defesa militar do país não sabe como responder. Será que estamos numa Guerra Fria 2.0? Como serão as relações diplomáticas a partir de agora?

O vírus Careto e toda sua teia é ataque gravíssimo a nossa soberania e a complexidade das relações internacionais. Porém, este também é só mais uma experiência. Novos ataques estão sendo planejados e colocados em prática neste momento. E como o Brasil prepara nossa defesa? Segurança digital é motivo para uma pauta urgente.

 

Fonte: Revista Época

Compartilhe no Google Plus

3 comentários

  1. Nós temos conhecimento para barrar esses ataques. Os hackers e crackers brasileiros tem muito conhecimento. O que nos deixa perplexos é o fato do Brasil se posicionar muito pouco sobre esses acontecimentos..A politica em primeiro lugar, mesmo indo contra um fato tão importante quanto esse.. Suas matérias sao muito boas.

  2. Mas há todo o tipos de vírus além dos governamentais. Há muito caos nessa guerra. Com certeza já existem criminosos especializados neste tipo de ataque, além de roubo de dados secretos de empresa. eu tento me proteger, usando o firewall e o psafe.

  3. Senhores, esse assunto é irrelevante aos nossos governantes. Eles sabem de tudo isso, mas… Não se mobilizam por existirem interesses pessoais involvidos. A negligência, nesse caso, é algo bem conveniente.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU