Criptografia

Comentário da matéria “Criptografia”

Revista Info

 

Como estar seguro em um mundo cada vez mais virtual? A preocupação com a privacidade e a segurança aumentou significamente depois que sites, e-mails e redes sociais de governos, empresas e usuários comuns se tornaram um grande alvo de cibercriminosos. E agora, o que fazer para evitar esse tipo de ataque? A revista Info cita a criptografia como uma ferramenta poderosa para a proteção de nossas informações.

Nossos dados estão constantemente expostos na internet. São empresas que coletam as informações de seus usuários com o objetivo de oferecer serviços mais eficazes e publicidade dirigida. Empregadores que usam informações coletadas em e-mails e redes sociais para contestar ex-funcionários, ou até mesmo, com a disseminação dos serviços na nuvem, que apesar da comodidade, também colocou seus usuários em situações de risco de dados.

Os ataques ficaram mais sofisticados e nem mesmo grandes sites ou pessoas de renome conseguiram escapar. “Se até um diretor da CIA teve seu Gmail espionado, imagine o que não fariam com um usuário comum”, afirma Dave Maass, diretor da Electronic Frontier Foundation (EFF), organização americana fundada com a missão de proteger a privacidade dos usuários de serviços online.

A EFF e o ativista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, defendem o uso da criptografia como a melhor forma de proteger os usuários. Veja alguns exemplos citados na matéria da Revista Info:

  • O plugin gratuito HTTPS Everywhere, codifica os dados que trafegam entre o computador e os sites visitados;
  • O aplicativo Tor Browser Bundle, muda as configurações da Proxy dôo navegador e cria camadas que impedem terceiros de saber em qual localidade geográfica está o usuário;
  • O TrueCrypt permite codificar o HD do computador e ainda criar senhas com diferentes níveis de acesso.

Com a ajuda da internet, um novo crime organizado foi desenvolvido. O receito de ter fotos íntimas, informações de e-mails e mensagens divulgadas já preocupa muita gente. É importante, por exemplo, estar atento aos tipos de informações que você vincula em redes sociais ou aos sites que você visita. A criptografia talvez seja uma boa escolha para quem deseja proteger sua privacidade e manter a sua segurança online.

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU