Nas redes sociais, cresce apoio à Copa do Brasil

Comentário da matéria “Nas redes sociais, cresce apoio à Copa do Brasil”

Jornal Valor Econômico

 

A Copa está prestes a acontecer e o maior evento de futebol do mundo causa as mais variadas impressões e declarações nos brasileiros. A proximidade da abertura dos jogos aumentou o ânimo dos torcedores brasileiros – é o que confirma o levantamento realizado pela empresa americana de marketing digital iProspect.

O total de menções com o tema “vai ter copa” chegou a 144,5 mil publicações na semana de 16 a 19 de maio deste ano, ante 1,3 mil menções favoráveis ao evento na última semana de dezembro de 2013. Na semana de 20 a 23 de junho de 2013, período em que as manifestações de rua contrárias à Copa do Mundo no Brasil tiveram início, o total de menções favoráveis ao evento foi de 5,2 mil.

Por outro lado, na semana de 16 a 19 de maio deste ano, houve 94,8 mil publicações com o tema “não vai ter copa”, ante 7,5 mil publicações no fim do ano passado. Em junho de 2013, os posts contrários à Copa totalizaram 8,2 mil.

Na semana 16 a 19 de maio, 36% das publicações tinham conteúdo negativo, contendo críticas ao evento ou ao cenário do Brasil. Quase um ano antes, 63% dos comentários sobre a Copa do Mundo eram negativos.

O que dizer? Apesar dos números refletirem o entusiasmo dos internautas neste momento pré-copa, o histórico nos demonstra que a rede social dá espaço para todo tipo de opinião. Já foi o tempo em que a mídia controlava e ditava a opinião pública. Com a internet, foi possível medir o envolvimento da população com a Copa e ter números reais da impressão verdadeira dos brasileiros.

 

 

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU