Tira meu nome daí

Comentário da matéria “Tira meu nome daí”

Jornal Valor Econômico

 

Como você vê os resultados de sua busca no Google? Tenho praticamente certeza que você já buscou seu próprio nome no maior buscador da internet. O registro mais utilizado nos dias de hoje não deixa passar nada sobre a vida de cada um de nós, principalmente caso você seja um internauta.

Tamanho arquivo digital, completo e preciso, por muitas vezes tem desagradado muitas pessoas. E tirar seu nome deste cadastro de informações não é nada fácil. Muita gente entra com processo e acaba por desistir tamanha a dificuldade.

Na reportagem do Jornal Valor Econômico encontramos exemplos como o da atriz Carolina Dieckmann que teve seu celular hackeado e fotos íntimas foram vazadas na internet. Ela ameaçou processar o Google caso os resultados da busca que levavam às imagens não fossem retirados. A empresa disse que não interferiria em resultados da busca e a atriz desistiu do processo.

O Google se fortalece ao apoiar a ideia de transparência e direito à liberdade de comunicação para todos, mas está ameaçado por premissas nomeadas de “direito ao esquecimento”. Na União Européia, já é legalmente possível que usuários requisitem a retirada do link. A pessoa que se sentir incomodada com os resultados de sua busca pode processar ou entrar com outros mecanismos solicitando esta retirada de conteúdo.

Até que ponto que a liberdade de expressão interfere na sua reputação pessoal? Até que ponto sua preocupação com a imagem está ligada à sua existência na web? Duas esferas de um mesmo mundo real que desafia as regras do direito e sua modernização.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU