‘Facebook político’ conecta candidatos a eleitores na Europa

Comentário da matéria “’Facebook político’ conecta candidatos a eleitores na Europa”

Portal Terra

 

O fenômeno das redes sociais é planetário, inclusive sua real intromissão nas campanhas políticas. É assim no Brasil e também em outras regiões do mundo. O portal Terra nos mostra o contexto europeu em que candidatos estão mais on-line do que nunca.

Em terras europeias, entrou no ar o GovFaces, uma espécie de ‘Facebook’ dedicado exclusivamente a assuntos políticos. Na página, os usuários podem fazer perguntas, comentários públicos ou enviar mensagens privadas aos candidatos.

O GovFaces vem a preencher a lacuna da interatividade, uma vez que somente a participação dos políticos nas redes sociais não viabiliza uma ‘conversa’. Afinal, ao mesmo tempo em que 90% dos parlamentares europeus possuem perfil em mídias sociais, apenas 13% dos eleitores afirmaram encontrar nessa rede social informação suficiente sobre as plataformas políticas de seus candidatos. Pesquisas de mercado também revelaram que apenas 7% do conteúdo publicado por políticos e candidatos em suas páginas no Facebook e Twitter correspondiam à interação significativa com os eleitores do outro lado da tela.

Será que o GovFaces chega por aqui? Independente do canal, o certeiro é que o eleitor está cada vez mais on-line e agora não basta uma propaganda, é preciso ter desenvoltura para argumentar e assim provocar o convencimento. Nunca lideranças e populares estiveram tão próximos, por isso a democracia se fortaleceu tanto com a popularização da internet.

 

 

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU