Comentário da matéria “’Facebook político’ conecta candidatos a eleitores na Europa”
Portal Terra
O fenômeno das redes sociais é planetário, inclusive sua real intromissão nas campanhas políticas. É assim no Brasil e também em outras regiões do mundo. O portal Terra nos mostra o contexto europeu em que candidatos estão mais on-line do que nunca.
Em terras europeias, entrou no ar o GovFaces, uma espécie de ‘Facebook’ dedicado exclusivamente a assuntos políticos. Na página, os usuários podem fazer perguntas, comentários públicos ou enviar mensagens privadas aos candidatos.
O GovFaces vem a preencher a lacuna da interatividade, uma vez que somente a participação dos políticos nas redes sociais não viabiliza uma ‘conversa’. Afinal, ao mesmo tempo em que 90% dos parlamentares europeus possuem perfil em mídias sociais, apenas 13% dos eleitores afirmaram encontrar nessa rede social informação suficiente sobre as plataformas políticas de seus candidatos. Pesquisas de mercado também revelaram que apenas 7% do conteúdo publicado por políticos e candidatos em suas páginas no Facebook e Twitter correspondiam à interação significativa com os eleitores do outro lado da tela.
Será que o GovFaces chega por aqui? Independente do canal, o certeiro é que o eleitor está cada vez mais on-line e agora não basta uma propaganda, é preciso ter desenvoltura para argumentar e assim provocar o convencimento. Nunca lideranças e populares estiveram tão próximos, por isso a democracia se fortaleceu tanto com a popularização da internet.
Faça um comentário