Alibaba e os 200 bilhões

Comentário da matéria “Alibaba e os 200 bilhões”

Revista Exame

 

O Alibaba, líder do e-commerce chinês, anunciou o lançamento de suas ações na bolsa de Nova York com a intenção de levantar 1 bilhão de dólares em sua abertura de capital – número que segundo analistas poderá alcançar entre 15 bilhões e 20 bilhões de dólares. Diante desses e de outros altos números que representam a empresa, a expectativa do mercado é grande.

Com o valor de mercado do Alibaba que poderá chegar a 200 bilhões de dólares, a companhia chinesa ficará acima de grandes nomes, como o Facebook, Amazon e eBay. “São números dessa magnitude que atraem os investidores internacionais”, diz Gene Munster, analista do banco de investimentos americano Piper Jaffray.

Com 24 000 funcionários e vários negócios – todos na área de comércio eletrônico, como o serviço Aliexpress que vende produtos chineses para consumidores do exterior -, em 2013 o grupo transacionou 248 bilhões de dólares, um faturamento de 8 bilhões.

Esses altos valores refletem a dominância e o grande poder do Alibaba. A entrada na bolsa americana movimentará o mercado de forma significativa e com certeza trará muitos ganhos aos investidores.

O Alibaba poderá ser uma das empresas mais valiosas do mundo em cinco anos, com vendas de mais de 1 trilhão de dólares por suas plataformas a cada ano”, fala Gordon Orr, da consultoria McKinsey.

 

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU