Revolução Maker

Comentário da matéria “Revolução Maker”

Revista Info

 

O conceito do “faça você mesmo” pode ser até mais comum no artesanato, porém cada dia mais esta postura instaura-se em diversas áreas, o que inclui a produção de tecnologia de ponta. Profissionais altamente gabaritados amparados em ferramentas como a impressora 3D somam-se esforços e materializam suas ideias.

Este cenário descrito chama-se “Movimento Maker” e possui representantes extremamente ativos em nosso país. O Brasil entra na rota do que há de mais moderno e inovador, com o diferencial que os talentosos engenheiros trabalham em conjunto, permitindo mais do que uma atuação coletiva e sim uma revolução social.

Destacam-se alguns projetos que são detalhados pela Revista Info e aqui seguem seus resumos:

Garoa Hacker Clube: Luciano Ramalho, 50 anos, é um dos fundadores do clube que tem 43 associados; eles se organizam para a manutenção coletiva do espaço e o uso das máquinas, como duas impressoras 3D, osciloscópios e uma infinidade de componentes eletrônicos que permitem a criação de diferentes projetos tecnológicos. O espaço é aberto e convidativo para que jovens estabeleçam vínculo com a ciência e possam ajudar a criação de novas soluções.

Garagem FabLab: Neil Gershenfeld, professor do MIT, criou a primeira unidade da rede em 2001. NO Brasil, a unidade foi inaugurada em 2013. Os interessados em participar devem fazer um breve curso para operar as máquinas como a cortadora a laser, fresadora de precisão e duas impressoras 3D.

Laboratório de Garagem: criado em 2010, como uma rede social para a troca de ideias, tem hoje mais de 21000 cadastrados. Além de fornecer tutoriais em português para diferentes projetos, o Laboratório de Garagem funciona como incubadora para que as ideias dos makers se transformem em produtos viáveis. Há ainda loja virtual, kits de aprendizado e componentes eletrônicos – tudo produzido pelo Laboratório.

Que estes cases possam nos inspirar e incentivar um novo jeito de fazer negócios. A inovação também chega ao jeito de empreender. E que de uma certa maneira nossos jovens, dentro das universidades, possam se aproximar destas iniciativas. Inclusive, por que não formar um “movimento maker” aqui em Goiás?

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU