Um debate sobre quem controla a web

Comentário da matéria “Um debate sobre quem controla a web”

Jornal Valor Econômico

 

Há muito debate entorno do Marco Civil. Já falamos muito sobre este assunto por aqui. E o Jornal Valor Econômico nos mostra que a polêmica não é restrita aos palanques nacionais.

Nos Estados Unidos e na Europa se tornam cada vez mais explícitas as intenções das operadoras em recalcular o oferecimento de tráfego de dados, o que se demonstra em “lobbys” para com as frentes políticas.

Um grupo que representa as maiores telefônicas da Europa luta contra disposições a um projeto de lei europeu cuja meta é impor a neutralidade da rede, um princípio pelo qual os provedores de internet não devem discriminar o tráfego com base em suas fontes.

Nos EUA, a tendência é que as telefônicas pressionem a Comissão Federal de Comunicações para que permita que elas (CFC) cobrem de alguns sites pela transmissão de conteúdo com qualidade mais alta.

Do outro lado da ponta, estão as empresas de tecnologia e grupos de defesa do consumidor que afirmam que tais planos podem levar a uma internet de dois níveis, com alguns tipos de conteúdos disponíveis, mas outros recebendo serviços mais lentos, caso os provedores não possam pagar.

Fato novo e interessante é que a Netflix se adiantou a qualquer risco e fechou um acordo com a operadora de TV a cabo e provedora de internet Comcast Corp, no qual pagará para garantir que seu conteúdo seja transmitido sem problemas.

Esta é mais uma das situações problema da contemporaneidade, em que há conflito de grandes corporações com o interesse público. Novas regras devem ser criadas e anunciadas, em breve. Vamos acompanhar como mercado internacional se comporta e o impacto das decisões no Brasil.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU