Deixei a internet (por 25 dias)

Comentário da matéria “Deixei a internet (por 25 dias)”

Revista HSM

 

Em 2011, falávamos por aqui sobre uma “síndrome” moderna: a intoxicação pelo excesso de informação, principalmente advinda do uso intenso das redes sociais e outras mídias digitais. Em vocabulário comum, tem muita gente viciada em internet, que acredita que sempre deve estar atualizada. Como todo vício, o comportamento de exagero perante as redes sociais causa desconforto, estresse e prejudica as relações.

Por muitas vezes já defendi aqui o uso das redes sociais, seja para pessoas ou para empresas. Porém, sempre é bom ter cautela quanto à dose em que a tecnologia deve ser aplicada em nosso dia-a-dia.

Desintoxicar-se da internet não é algo fácil. Prova disso é o relato do jornalista Baratunde Thurston, publicado pela Revista HSM. O autor do texto decidiu ficar 25 dias sem acesso às suas redes sociais e como ele mesmo explica, “viveu um processo de limpeza profunda”.

“… desativei o iPhone e os serviços de mídia social – Facebook, Twitter, Tumblr, Google +, Path, Instagram, SoundCloud – e a caixa postal do telefone. Foi quando pude ver como estava preso a tudo isso: os sites de mídia social não tem um modo “férias”… Me senti frustrado com o tamanho da dificuldade em me silenciar”.

Este é um dos trechos do texto em primeira pessoa de Baratunde Thurston. Ele consegue cumprir sua missão e deixa de lado a internet por 25 dias. Um processo de desintoxicação que o levou a perceber que a vida pode ser mais saudável sem o uso exagerado das redes sociais.

Veja os principais tópicos que o próprio Thurston elencou após sua abstinência de internet:

  • Deixei de ser tão obcecado por informação. Não precisava de um nível tão alto de informações para viver bem e feliz;
  • Parei de compartilhar tanto. Percebi que dividia as experiências, mas não as vivia de fato. Fiz o contrário.
  • Combati meu vício em mim mesmo, buscando os indicadores de meu desempenho, como quantos “curtir” e retuites uma idéia minha recebeu. Nem e-mails checo o tempo todo.
  • Retomei o maior benefício da era industrial: a adoção do tempo livre. O maior presente que dei a mim mesmo foi o gosto reativado por descompromisso, silêncio e vazio.

E agora? O que você vai fazer com esta informação?

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU