Endereços de internet perto do esgotamento

Comentário da matéria “Endereços de internet perto do esgotamento”

Jornal Valor Econômico

 

A internet está prestes a sofrer alguns efeitos colaterais. Isso porque daqui seis meses, o estoque de combinações disponíveis na América Latina para acesso simultâneo à rede – os chamados Protocolos de IP – irá acabar.

O IPv4, sistema mais usado hoje na internet, permite 4,2 bilhões de combinações em todo o mundo, as quais são distribuídas por cinco regiões. Na Ásia e na Europa, o estoque de endereços já terminou. Agora, chegou à vez da América Latina, que engloba o Brasil.

De acordo com Ricardo Patara, gerente de recursos de numeração do NIC.br – a entidade responsável pelo registro dos domínios no Brasil, quando esse estoque acabar, a internet estará sujeita a sofrer com algumas questões: alguns aplicativos podem não funcionar ou ficar lentos, poderá acontecer à criação de uma espécie de “mercado paralelo” de endereços, além da tarefa de rastrear fraudes na web ficará mais complicada, isto por que as provedoras poderão “quebrar” o mesmo protocolo IP para uso de mais de um usuário simultaneamente.

A solução seria a implementação de um novo sistema operacional, o IPv6, que permite registro de oito blocos por 16 dígitos. No entanto, além da falta de incentivos, essa transição está muito lenta. “No Brasil, estamos na faixa de 1,5% a 2% de implementação”, diz Patara.

Daqui a alguns meses, a internet irá sofrer com a sua própria popularidade. O esgotamento dos protocolos de IP é o resultado de um enorme avanço da internet pelo mundo. Resta acompanhar para ver como a América Latina irá reagir diante desse fato.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU