Fazer em vez de só consumir

Comentário da matéria “Fazer em vez de só consumir”

Jornal Valor Econômico

Definitivamente, ler esta reportagem é perceber o quanto estamos perto de uma nova revolução industrial. As impressoras 3D já não são mais uma promessa, e sim uma realidade cada vez mais perto de nós.

Você sabia que uma impressora 3D pode ser adquirida por R$ 1.100,00 nos Estados Unidos e R$ 5.000,00 no Brasil? Por mais que não sejam valores extremamente baratos, o preço é acessível para grande parte das empresas e até mesmo para pessoas físicas.

Imagine você em sua casa e produzir uma colher, uma tigela ou um suporte para seu celular. Objetos físicos personalizados como óculos feitos exatamente para você. Tem gente que já experimenta esta novidade e posta os moldes de suas impressões no site Thingiverse, espécie de rede social para o compartilhamento de suas impressões 3D.

O faturamento total das impressoras 3D, no mundo, subiu 29% em 2012. O dos modelos caseiros, voltados para o público amador, deu um salto de 46% no mesmo período, segundo o relatório da consultoria especializada Wohlers Associates.

Um novo jeito de se produzir manufaturas vem por aí. Como muito bem questionado pelo Jornal Valor Econômico fica a dúvida de como o direito autoral vai lidar com esta novidade. É preciso que não só as corporações se adaptem, mas também a legislação evolua para os tempos mais modernos. E você já pode fazer planos para adquirir sua primeira impressora 3D?

Web Cams Sex

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU