A executiva do Facebook e o peso da mulher na economia

Comentário da matéria “A executiva do Facebook e o peso da mulher na economia”

Jornal Valor Econômico

 

Como você avalia o crescimento das mulheres nas últimas décadas? Se antes a maioria delas era destinada a cuidar das tarefas domésticas e da educação dos filhos, é visível que hoje, elas já disputam o lugar de profissões altamente qualificadas e que antes eram ocupadas apenas por homens.

Mas, ainda há muito para crescer. É isso que Sheryl Sandberg, diretora-superintendente do Facebook, explica em seu livro, “Faça Acontecer”, citado pelo jornal Valor Econômico em sua matéria. A revolução das mulheres foi e está sendo significativa. Veja alguns dados:

  • Em 1960, cerca de 95% dos médicos e advogados nos Estados Unidos eram homens brancos, no final da década de 2000, eles compunham não mais que dois terços do total;
  • Segundo o Departamento de Educação dos EUA, mais de 57% dos diplomas de bacharel concedidos em 2011 foram para mulheres, o mesmo sucedeu com 51% dos doutorados, 48% dos diplomas de medicina, 47% dos diplomas de direito e 45% dos mestrados de administração.
  • Economistas das universidades de Standford e de Chicago, dizem que a maior parte dos ganhos na economia como um todo veio das mulheres brancas porque elas compõem uma fração maior da força de trabalho do que os negros.

As pesquisas mostram pontos favoráveis no crescimento das mulheres, no entanto, apenas 14% dos diretores-presidentes das empresas que integram a lista Fortune 500 são mulheres. É então que Sheryl pergunta, “Como assim? Está na hora de encararmos o fato de que a nossa revolução está estagnada”.

Qual seria a causa dessa estagnação? De anos em anos as mulheres conseguiram conquistar o seu espaço e, principalmente, mostrar para o mundo que elas são capazes tanto quanto os homens são. Mas, é certo que ainda há barreiras na sociedade que o “ex-sexo frágil” precisa vencer.

Sandberg dá a receita para as mulheres que querem mudar essa situação: 1) Sente-se à mesa. Você é tão competente quando qualquer outra pessoa que está lá. 2) Não reprima suas aspirações profissionais na expectativa de ter filhos. E 3) Encontre um companheiro que queira para você o mesmo que você quer.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU