Facebook limita espaço para apps de terceiros

Comentário da matéria “Facebook limita espaço para apps de terceiros”

Jornal Valor

 

Está a fim de desenvolver algum aplicativo para o Facebook? Então se prepare! A lista de exigências está cada vez maior. Em sua política, que se justifica pelo argumento de controle de spams, cada vez mais há critérios do que “pode ou não pode” rodar na maior rede social do planeta.

Toda esta história depara-se com o direito de resposta dos desenvolvedores: será que há um monopólio de serviços do Facebook? Os profissionais de TI, de pequenas e médias empresas, dizem que a repressão é uma tentativa de sufocar aplicativos que competem com os serviços do próprio Facebook e obrigar os desenvolvedores a pagar por anúncios na rede social.

O Jornal Valor Econômico nos mostra o atual cenário em que aplicativos significativos para os internautas têm sido bloqueados pelo Facebook. Vintage Câmera (concorrente direto do Instagram), Voxer e Woonder são alguns dos apps que não podem mais serem acessados pelo Facebook.

A política do Facebook não deixa de ser protecionista, porém não foge de uma lógica de mercado, em minimizar seus riscos. A própria Apple pratica política parecida ao determinar regras inflexíveis quanto à produção de aplicativos para sua loja virtual. Os resultados são poucas opções, mas com qualidade acima da média, o que garante satisfação aos clientes finais.

O case Apple demonstra que o importante é colocar a experiência do usuário como prioridade. Mais do que afastar concorrentes, é preciso investir em geração de conteúdos e momentos da satisfação ao internauta. O Facebook precisa estar maduro e com uma postura estratégia para manter seus usuários fiéis.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU