Confirma a compra?

Comentário da matéria “Confirma a compra?”

Revista Info

 

Você já percebeu que cada vez mais aplicativos de games estão gratuitos na loja virtual da Apple, a App Store? Seria apenas um grande privilégio da marca da Maçã com seus usuários, ou seria essa uma grande jogada estratégica? O nome deste novo conceito que acontece quando empresas liberam jogos gratuitos em seus aplicativos, mas com recursos internos liberados por compras dentro do próprio app, chama-se Freemium.

“A ideia decolou mesmo em outubro de 2009, quando a Apple permitiu as compras internas para qualquer app. Antes disso, essa opção só existia para os aplicativos pagos”, fala Justin Davis, editor do site de games móveis IGN Wireless. Ideia essa que também já gerou muita discussão e, inclusive, um processo civil perpetrado por um grupo de pais californianos que afirmam que a Apple está enganando seus clientes ao permitir que produtos no modelo freemium sejam vendidos na App Store, é o que eles classificam como “apps de isca”.  

Quem aprovou muito a mudança foram as empresas e os desenvolvedores que já não precisam mais criar dois tipos de apps diferentes (uma versão grátis e outra paga), e também, por perceberem que apps gratuitos com compras internas são capazes de gerar uma receita muito maior e aumentar o número de download em até dez vezes.

A Apple sempre cobrou por seus aplicativos e em contrapartida garantia qualidade superior de seus concorrentes. Oferecer Freemium será uma tentativa de equiparar-se à concorrência? E até que ponto isto não prejudica os clientes fiéis e entusiastas da qualidade imbatível da Apple?

 

Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU