A Internet que veio do frio

Comentário da matéria “A Internet que veio do frio”

Revista Info

 

Você já ouviu falar da Yandex, Ozon e Vkontakte? Essas são as gigantes empresas russas que ajudaram a alavancar o comércio eletrônico e as redes sociais da Rússia. As companhias são as responsáveis por tornar o país um imenso mercado em negócios web e colocar “no chinelo” os americanos Google, a Amazon e o Facebook.

Com 63,4 milhões de internautas, cinco milhões com acesso por banda larga e com as estrelas chamadas Yandex, Ozon e Vkontakte, a Rússia se destaca no mundo da internet com uma imensa audiência e faturamento através da web. A seguir estão mais detalhes dessas três estrelas da internet russa.

A Yandex, localizada em Moscou, é uma das raras concorrentes e que supera o americano Google, já que é a líder do mercado russo de buscas, representando 61% do mercado, enquanto a Google fica com 26%. Com cerca de dois mil funcionários, a Yandex registrou no seu último balanço um faturamento de 622 milhões de dólares e fez da companhia a maior empresa da internet da Rússia. Um dos pontos fortes da Yandex é a habilidade para dominar o complexo idioma russo, cheio de declinações de nomes, adjetivos e conjugações verbais.

A Ozon, considerada a Amazon russa, driblou a desconfiança em relação ao pagamento com cartão de crédito e a sua enorme burocracia e conseguiu se tornar um grande negócio de e-commerce. Com a criação de 15 alternativas para sistemas de pagamento e entrega de encomendas, com cerca de dois mil pontos de distribuição em várias cidades, usando a sua própria estrutura de transporte e logística, com 26 escritórios próprios e uma centena em regime de franquia, a Ozon não deixou espaço para que os russos reclamassem do seu serviço de pagamento e entrega e, facilitasse o faturamento de 232 milhões de dólares da empresa.

“Nossa companhia ficou mais eficiente, com treinamento de funcionários e uso de software para controlar cada mercadoria nos armazéns ou a caminho de pontos de entrega”, fala a francesa Maelle Gavet, presidente da Ozon. “O segredo para fazer um negócio online dar certo na Rússia é construir uma relação de confiança e eficiência com os clientes”.

A Vkontakte, rede social criada pelo jovem Pavel Durov, 28 anos, possuí 33 milhões de usuários conectados em uma média de 492 minutos por mês. E o Facebook nessa história? Ele aparece só em quarto lugar, com 10,7 milhões de seguidores e com os usuários conectados na rede em apenas 29 minutos por mês. Pavel Durov diz que para manter o negócio em alta, se apóia em publicidade e na distribuição de jogo sociais. Além do VK, como é conhecido, possuir ainda ferramentas para baixar filmes e músicas.

Quem diria que já existisse uma rede social maior que o Facebook, uma ferramenta de buscas que ultrapasse o Google, e uma loja de e-commerce que fizesse ainda mais sucesso que a Amazon? Esse é o mundo da Internet, cheio de mudanças, inovações e principalmente com uma alta concorrência. As empresas russas que citamos aqui são um exemplo das mudanças do mercado e que também indicam que podemos competir com os gigantes como Google, Facebook e a Amazon, e que o mercado sempre abre brechas para novas empresas. Tire sua ideia do papel!

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU