Diferencial Competitivo

Comentário das matérias “Diferencial Competitivo” e “Falta conexão com setor acadêmico”

Jornal Valor Econômico

 

A intenção é realizar uma convergência entre as políticas de desenvolvimento econômico e as estratégias de produção de conhecimento e inovação”. Esta foi uma das frases marcantes do discurso do ministro, Marco Antônio Raupp, da Ciência Tecnologia e Inovação durante o seminário “Inovação e desenvolvimento econômico”, realizado pelo Jornal Valor Econômico.

A principal liderança quando o assunto é tecnologia e inovação no país, declarou o compromisso do governo federal em, pela primeira vez, fortalecer os laços de cooperação entre universidade e iniciativa privada, com foco na promoção da inovação em todo o ecossistema brasileiro.

Enfim, chegamos a um consenso. Governo, empresas privadas, academia e instituições de pesquisa, entidades de classe e demais segmentos unidos para uma efetiva cultura de inovação, que capacite o país a enfrentar as novas demandas da competitividade em um mercado globalizado.

O governo, como já dito aqui em nosso blog, assegurou aportes financeiros, na forma de crédito, subvenção e fomento não reembolsável para atividades inovadoras. Mas, além disto, é preciso somar outros fatores. Qualificação profissional e mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento são cruciais para a implantação de uma cultura inovadora.

O Brasil inicia uma nova jornada. Quebram-se paradigmas: as universidades repensam seu papel e assumem a responsabilidade de transmitir o conhecimento gerado à sociedade, garantindo a relevância da pesquisa, por meio de parcerias com a iniciativa privada. As empresas abrem suas portas para academia, recebendo doutores e mestres, mudando eixos do negócio e assumindo a responsabilidade pela inovação.

Todos engajados em uma mudança profunda para implantação de uma cultura inovadora, que nos capacite e acelere nosso potencial. Segundo estimativas, de agora para frente, o Produto Interno Bruto crescerá menos, portanto ainda é mais urgente investirmos em uma boa gestão da inovação para nos mantermos competitivos.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU