Software detecta doenças a partir do choro dos bebês

Pesquisadores mexicanos desenvolveram um software que processa o choro dos bebês para poder detectar com até 95% de precisão alguma patologia como surdez ou asfixia, informou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt).

Desenvolvido por investigadores do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (INAOE), o programa funciona através de modelos computacionais inteligentes que analisam o choro do bebê nos primeiros seis meses de vida.

Uma mostra completa de choro se divide em segmentos pequenos. De cada um destes segmentos foram extraídas características acústicas com vetores de dados. Posteriormente, estes vetores passam aos modelos de classificação e assim é determinado o tipo de choro.

Também são medidos aspectos qualitativos, nos quais são apreciadas mudanças drásticas na frequência do choro do bebê, duplos harmônicos, vibratos, silêncios, concentração de ruído e tipos de melodia.

Com esta combinação de características, o médico pode ter uma pauta para saber se existe um indicador anormal no desenvolvimento do bebê.

Neste projeto também trabalharam investigadores do Instituto Nacional de Reabilitação, da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), da Universidade de Florença e da de Lieja.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU