Comentário da matéria “27 quatrilhões de cálculos por segundo”
Revista Veja
Você sabe o que é um supercomputador? Talvez seu imaginário possa responder que se trata de uma máquina gigante. Você não está errado, mas com as novas tecnologias, um supercomputador remete-se a uma velocidade de processamento superior a qualquer equipamento pessoal.
Titan é o mais potente supercomputador do mundo e também o menor deles. Construído pelo governo americano no Laboratório Nacional de Oak Ridge no estado do Tennessee, só precisou de 400 metros quadrados. Uma máquina considerada compacta se comparada às outras semelhantes. Compare: fabricado pela Fujitsu na cidade de Kobe, no Japão, o supercomputador k ocupa 1380 metros quadrados, entretanto tem uma velocidade três vezes menor que o Titan.
Uma velocidade maior em um espaço muito menor é possível pelo uso de uma nova tecnologia. Os novos supercomputadores são equipados com unidades de processamento gráfico, as GPUs – dispositivos que com enorme capacidade de realizar cálculos simultâneos. Uma GPU sozinha não tem o poder de fazer funcionar um computador. Mas, operando em conjunto com a CPU turbina sua capacidade de processamento.
Capaz de realizar 27 quatrilhões de cálculos por segundo, o Titan é destinado às pesquisas científicas e militares que envolvem fenômenos atômicos ou em escalas maiores que as galáxias. A ciência, de mãos dadas com o avanço na Tecnologia da Informação, está pronta para novas descobertas que trazem grandes conquistas para a sociedade global. Um novo jeito de ocupar os espaços, de prever catástrofes, de gerar energias mais sustentáveis – uma inovação profunda e tecnológica, mas cada vez mais social.
Web Cams Sex
Faça um comentário