Dr. Kinect

Comentário da matéria “Dr Kinect”

Jornal Valor Econômico

Pra que serve um vídeo-game?

Será muito óbvio você responder para brincar, se divertir, competir ou até mesmo se distrair. Entretanto, a nova geração de games tem revolucionado a sua maneira tradicional de uso. Prova disto está na experiência inovadora do Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná, ao desenvolver um método que utiliza o Kinect em salas de cirurgia.

O vídeo-game mencionado foi desenvolvido pela equipe da Microsoft e tem como principal particularidade reconhecer os movimentos dos usuários através de sensores – esse diferencial garante interatividade total com o jogo sem o uso de controles. No caso do hospital, o comando sem controles permitiu auxilio durante os procedimentos cirúrgicos.

Para entendermos, é preciso explicar que inicialmente, a equipe do hospital já utilizava os tablets, como maneira mais fácil de conferir os resultados dos exames dos pacientes. Em cirurgias mais complexas, é comum realizar a troca de imagens inúmeras vezes. Sendo assim, os pequenos tablets mostraram-se mais viáveis e práticos. Porém, ainda havia a dificuldade de mudar de telas.  Daí surgiu a ideia do uso do Kinect.

A equipe de tecnologia trabalhou no desenvolvimento do software, que utiliza o Kinect para Xbox acoplado ao PC. Agora, as imagens são exibidas em TV’s de plasma de 51 polegadas e resolução full HD. Os ortopedistas Alexandre Jaccar e Cesar Daniel Macedo foram os primeiros médicos a utilizar o novo método nas cirurgias. Em entrevista para a Revista Info, eles dizem que o sistema diminuiu o estresse das trocas de imagens e eliminou o vaivém entre a mesa de cirurgia. Um procedimento com duração média de quatro horas foi reduzida para meia hora.

Desde o início do projeto, em abril deste ano, os quatro médicos realizaram 12 cirurgias usando o Kinect. Neste período, mais 36 profissionais de saúde estão sendo treinados para operarem o equipamento. O hospital nomeou o projeto com o nome Intera e agora é case do uso de tecnologia na saúde em todo mundo.

Tal experiência reforça o quanto a tecnologia, cercada de bons propósitos benéficos, causa impactos positivos à sociedade. O projeto Integra é um grande passo não só para um hospital, mas para a legitimidade da ciência e do conhecimento brasileiro.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU