Impressão 3D cria protótipos de órgãos humanos

 

A impressão 3D apesar de – ainda – não ter se massificado como muita gente esperou, continua a avançar e oferecer melhorias em áreas como a da saúde. Alguns hospitais brasileiros estão aderindo à tecnologia para reproduzir órgãos humanos.

A pioneira no Brasil e a única que possui certificado do FDA – órgão americano responsável pela aprovação de medicamentos – para impressão de placas de titânio usadas na reconstrução de áreas do corpo humano, é a Bioarchitects.

Depois de o paciente fazer alguns exames, a Bioarchitects fica responsável por imprimir a réplica de seu órgão. Tudo em tamanho real e com a textura muito semelhante à verdadeira. “Tivemos uma economia de R$ 25 mil em materiais numa cirurgia para recuperação de cinco costelas fraturadas. O médico cortou as placas de titânio para unir as costelas com base no protótipo e evitou o desperdício”, diz o presidente da startup, Felipe Martins. A empresa já produziu réplicas para hospitais como Samaritano, Sírio-Libanês e Albert Einsten.

As possibilidades de avanço são enormes na área da saúde como um todo através do uso da tecnologia. Melhores resultados, ganho de tempo e recuperação mais rápida são alguns quesitos. Quem sabe futuramente a tecnologia aliada à medicina consiga desenvolver órgãos verdadeiros que podem ser inseridos nas próprias pessoas.

 

 

*Artigo baseado em reportagem do jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU