“Wi Fi” de voz é opção para ajudar a desafogar rede de telefonia móvel

Comentário da matéria: “Wi Fi” de voz é opção para ajudar a desafogar rede de telefonia móvel.

Jornal Valor Econômico

 

Problemas com o sinal, demora para abrir ou enviar arquivos – quem nunca passou por estas situações ao utilizar o celular? Mais do que um exercício para a paciência, estes contratempos mostram o quanto as operadoras de telefonia móvel estão sobrecarregadas. Este é o resultado do uso cada vez mais frenético dos recursos disponibilizados pela tecnologia em aparelhos celulares.

 

Um pequeno aparelho pode trazer uma imensa ajuda nesses casos. Intitulado de Femtocell, o dispositivo tem o propósito de desafogar as redes de telefonia móvel, através da captação do sinal falho na rede de telefonia e do redirecionamento para a rede de banda larga fixa já existente no local. Funciona como uma espécie de Wi-Fi com o plus da possibilidade de chamadas de voz.

“Mais e mais usuários trafegam na internet de casa e do escritório. É justamente em ambientes fechados que o sinal é mais fraco” Argumenta Roberto Falsarella, responsável pelas redes móveis da fabricante de equipamentos de comunicação Alcatel-Lucent no Brasil. Segundo Falsarella, a principal vantagem para as operadoras no uso dessa tecnologia está no custo. Enquanto construir uma antena requer um investimento de cerca de R$ 500 mil uma “femto” sai por menos de R$ 1000.

 

Embora bastante atrativa, convém lembrar que trata-se de uma solução temporária. Sendo assim a construção de antenas por parte das teles é indispensável. “O gargalo é sempre a infraestrutura de rede, por isso as empresas tem de trabalhar com ambas soluções”. Diz Ronaldo Yanada, responsável pelo desenvolvimento das femtocells na NEC, outra fabricante de equipamentos de rede.

 

Pendente de regulamentação de uso pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), a femtocell divide opiniões entre as operadoras de telefonia móvel no Brasil. “é melhor investir em redes Wi Fi, pois os usuários já estão acostumados e é mais simples.” Diz Janilson Bezerra, diretor de inovação da TIM. Em contrapartida, o entusiasmo reina entre as demais operadoras – Vivo, Oi e Claro – que consideram uma solução para desafogar a rede. Em nota a Claro informou que planeja iniciar sua operação de femtocell com um aparelho instalado no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

 

Diante do novo há sempre dúvidas, sejam para justificar o recuo ou a aventura. O uso das femtocell representa um caminho para a solução ao congestionamento das redes. Porém sua implementação deve ser gerida com responsabilidade afim de que resulte em melhoria dos serviços prestados.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU