Menos da metade dos lares no País têm um computador

Comentário da matéria “Menos da metade dos lares no País têm um computador

Site IDG Nows, 31/05/2012

 

O Comitê Gestor da Internet (CGI) divulgou a pesquisa TIC Domicílios, ontem (31). Os números são marcantes no que se refere ao baixo índice de computadores na casa dos brasileiros. Entretanto, os dados também  refletem uma reta ascendente no gráfico dos últimos anos, em que a pesquisa é realizada.  O brasileiro continua sendo um entusiasta por novas tecnologias.

É destaque na pesquisa o fato de que mais da metade da população ainda não tem computador em casa e ainda há aqueles que têm a máquina, mas não são assinantes de um pacote de internet. Segundo o estudo, 45% das casas no país possuíam ao menos um computador em 2011 – crescimento de 10 pontos percentuais em relação a 2010 e 38% dos lares brasileiros possuem acesso à internet, 11 pontos acima dos 27% de 2010.

O site IDG Nows faz ainda mais comparações, em sua cobertura sobre a pesquisa. Nos lares com PC, 79% tinham desktops, contra 39% com notebooks. Em 2008, essa relação era bem diferente: 10% de micros móveis, 95% de desktops. Somente um de cada 100 domicílios no país possui um tablet – no entanto, na classe A, esse índice é de 10%.

Tais números indicam que a mobilidade é a mais forte tendência no universo de novas tecnologias. As pessoas, o que inclui os brasileiros de todas as classes sociais, querem não só ter um computador, mas um dispositivo que os possibilite estarem conectados a todo tempo e a todo lugar.

Inclusão digital hoje é mais do que um modismo consumista a ser analisado. Refere-se a um padrão de comportamento, intrínseco às sociedades mais desenvolvidas, com índices pequenos de desigualdade social. Governo e operadoras devem trabalhar em conjunto para inserir o cidadão na sociedade 2,0 e gabaritar todos para as novas exigências do mercado.

Conforme demonstrado pela pesquisa, ainda há muito trabalho a ser feito. Nosso estado já adiantou e lançou o programa Goiás Conectado para massificar o acesso a planos de internet, a valores acessíveis.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU