Acordo Tecnológico

Comentário da matéria “Acordo Tecnológico”

Revista Empreendedorismo

Maximizar a produção industrial e estimular a inovação tecnológica é uma das condições para que o Brasil suba mais posições no ranking de países em desenvolvimento. Umas das estratégias para atingir este objetivo é a cooperação entre empresas e pólos industriais. A intenção é somar esforços, compartilhar conhecimentos e garantir mais competitividade.

Neste sentido, foi firmado um acordo entre cinco dos mais importantes pólos de competitividade franceses (clusters) do setor de mecânica e alguns dos mais atuantes Arranjos Produtivos Locais (APL’s) brasileiros ligados ao setor.

O foco está em parcerias e troca de tecnologias para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência. O cronograma de ações deve ser definido ainda este ano. Estão previstos cursos de capacitação na França para os engenheiros e técnicos que trabalham nos APLs brasileiros do setor e a realização de missões empresariais aos pólos franceses e aos APLs brasileiros. O acordo ainda contempla perspectivas de expansão para o setor de petróleo e gás.

Como escrito na reportagem da Revista Empreendedorismo, “o know-how francês permite incentivar a consolidação de tecnologias de ponta na indústria brasileira”. A participação francesa serve de estímulo aos novos pesquisadores e profissionais do Brasil para que catalisem suas produções e ajudem a maximizar a produção industrial brasileira. Entretanto, é preciso reforçar que se trata de uma troca de conhecimento, devendo gerar benefícios a todos os envolvidos e ganhos locais, a partir de uma postura sólida e sistêmica nos eixos da sustentabilidade, inovação e geração de conhecimento.

O protocolo de intenções foi assinado durante mesa redonda organizada pela Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas (Ubifrance), dia 24 de maio, em São Paulo. O evento teve apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a partir da Coordenação-Geral de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU