Continente Interligado

Comentário da matéria: Continente Interligado

Jornal Valor Econômico

Cordilheira dos Andes, os rios Paraguai e Paraná e a região desértica do Chão – tudo isto poderia ser considerado barreiras naturais intransponíveis da América do Sul.  Entretanto, com a tecnologia de ponta, toda a infraestrutura para conexão e interligação dos países vizinhos é possível.

Não é a toa, que recentemente foi lançado uma agenda de investimento de 31 projetos de infraestrutura, dentre os quais 11 no Brasil, que compõe a iniciativa. São pontes, túneis, ferrovias, rodovias, hidrovias, linhas de transmissão, anéis viários, drenagens de rios e gasodutos que viabilizarão a integração física do continente sul americano, somando aproximadamente U$$ 22 bilhões em investimentos.

Mas não é só de grandes obras físicas que o país precisa. Está na pauta dos governantes e dos empresários, a conexão dos países sul-americanos através da fibra-óptica. O projeto “Interligação Óptica Continental dos Países Sul-Americanos, apresentada pela estatal brasileira Telebrás, tem como objetivo aumentar o conteúdo local para a banda larga, construir cabos internacionais e fazer a interconexão entre países da América do Sul, com a diminuição de dados para os Estados Unidos.

A ligação entre os países da América do Sul, do ponto de vista das fibras ópticas, reitera uma verdadeira integração entre as nações, fortalecendo os vínculos propostos no MERCOSUL. Mais do que suprir as dificuldades geográficas existentes nas fronteiras do Continente Sul Americano, o acordo econômico visa à atuação em bloco como forma de fortalecer a economia desta região, proporcionando benefícios diretos aos cidadãos e competitividade aos países em desenvolvimento, no cenário internacional.

Para debater estas questões infraestruturais da América Latina, ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), nos dias 24 e 25 de abril, em São Paulo (SP) – o 1º Fórum Empresarial: oportunidades e desafios para a integração da infraestrutura na América do Sul. O evento teve a cobertura intensa do Jornal Valor Econômico, confira a matéria aqui.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU