Software facilita produção de e-books

Comentário da matéria “Software facilita produção de e-books”

 Jornal Valor Econômico, 05/03/2012

            Quando a pessoa compra um tablet, ela quer logo adquirir aplicativos e conteúdos para maximizar o uso de seu dispositivo móvel. Nesta ordem, é crescente a leitura dos livros digitais disponíveis gratuitamente ou à venda em lojas virtuais. Entretanto, o mercado editorial não acompanhou toda esta modernização tecnológica e ainda se mostra ineficiente e receoso na hora de produzir e-books.

            O jornal Valor Econômico nos mostra a experiência de MacInnis, fundador e executivo-chefe da Inkling, empresa novata de São Francisco que, nos últimos dois anos, criou cerca de 120 versões de livros populares ricos em multimídia para o iPad. Ao pesquisar o funcionamento do mundo editorial, MacInns, diz ter ficado perplexo diante da “intensa ineficiência na produção de livros”.

            Embasado neste contexto, MacInnis lançou em fevereiro o “Inkling Habitat”, um software gratuito que facilita a colaboração e produção de e-books, repletos de multimídia para iPads. O programa fica armazenado na nuvem, de modo que qualquer pessoa em qualquer lugar pode trabalhar no mesmo projeto.

            A ideia é que criar os próprios e-books e incluí-los no acervo do tablet amplia a utilidade de uso do dispositivo, além de estimular a produção de conteúdo digital. Indiretamente é uma forma de incitar a leitura e o uso educativo da tecnologia.

 

            A Apple não fica para trás e também estimula a criação de livros digitais. Disponível gratuitamente na Mac App Store, o iBooks Author é um app novo, que permite criar livros didáticos Multi-Touch. De maneira fácil e intuitiva, é possível colocar texto, imagens, vídeos e o que mais você desejar, para que o seu livro fique do jeito que você quer.

            Todas estas ferramentas são próprias de uma era muito mais colaborativa, em que há vários interlocutores, todos responsáveis pela emissão de conteúdo e informação. A tecnologia, usada de maneira responsável, vem para fortalecer a democracia e a representação dos indivíduos, potencializando suas vocações.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU