Operação Twitter

Comentário da matéria “Operação Twitter”

Revista Exame, 10/03/2012

         Em 2006,  pelas mãos e idéias de Jack Dorsey foi lançado o Twitter.   A rede social, mais definida como microblogging,  pode não ter sido pensada estrategicamente para o mundo corporativo,  entretanto,  muitos homens de negócios utilizam os posts de 140 caracteres para comunicar e estreitar laços com seus seguidores.

       A Revista Exame nos mostra que o Twitter caiu no gosto de empresários de todo o mundo. A reportagem dá destaque ao australiano Rupert Murdoch, dono da News Corporation, segundo maior grupo de mídia do mundo. Após uma forte crise em seus negócios, principalmente em seu jornal The News of the World, o empreendedor abriu uma conta no Twitter, em que comenta sua rotina de trabalho e esporadicamente sobre a crise de sua empresa, justificando e se desculpando pelos atos.

      Entram na lista de empresários adeptos ao Twitter: Tony Haywar,presidente da companhia British Petroleum; Mike Lazaridis, presidente da RIM (celulares BlackBerry) e o inglês Richard Branson, dono do conglomerado Virgin Group, dentre outros.

      No Brasil temos exemplos marcantes, como Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. O empresário administra sua conta e dá dicas de empreendedorismo, liderança, além de falar sobre seu dia a dia. Na mesma linha está o empresário Eike Batista, “uma espécie de viciado no microblogging”.

      As experiências nos mostram que o Twitter foi eleito um dos canais de comunicação mais eficientes para a aproximação de uma pessoa pública e seus seguidores. Entretanto, é preciso que a rede social transpareça a autenticidade do perfil. “O que torna o Twitter especialmente interessante é o fato de ser administrado diretamente por seus donos”. Além disso, o cuidado com a informação que se publica é essencial: uma mistura de relevância com autenticidade.

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