O fim do isolamento

Comentário da matéria “O fim do isolamento”

Revista Veja, 05/12/2011

Você sabia que cinco cidades brasileiras ainda não tem acesso a telefonia móvel? Os moradores dos municípios paranaenses Antônio Olinto, Paula Freitas e Paulo Frontin e das cidades nordestinas, a piauiense Cristino Castro e  a potigar Grossos ainda não conversam pelo celular ou acessam internet 3G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através da parceria com as operadoras, espera extinguir todos estes casos de exclusão digital. Além da modernização na forma das pessoas comunicarem, o objetivo em se democratizar o acesso digital passa por questões econômicas e sociais.

A Revista Veja publicou a matéria “O fim do isolamento’’, na qual demonstra a experiência do munícipio de Belterra, no Pará, que há dois anos recebeu sinal para celular. Hoje, 75% dos moradores tem o equipamento móvel para telefonia e mais da metade conseguem acessar a internet através do aparelho.

Uma pesquisa das Faculdades Integados dos Tapajós revelou que, depois da instalação da antena em Beltera, o comércio local cresceu 75%, principalmente devido ao uso de máquinas para pagamentos com cartão. Além disso, de acordo com a Universidade Federal do Pará, 66% dos moradores usam a internet para ampliar seus conhecimentos, fazendo cursos virtuais.

A inclusão digital, hoje, é mais do que modernização tecnológica de um munícipio. Trata-se de estimular o potencial intelectual da população, inserindo nos debates mundiais da humanidade, aprimorando-a para o mercado de trabalho e para a atuação em um contexto globalizado, que necessita de pessoas atuantes e criativas. Incluir digitalmente é respeitar e garantir o direito da cidadania plena.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU