O tablet vai resolver a falta de qualificação

 Comentário da matéria “O tablet vai resolver a falta de qualificação

 Revista Isto É, 26/08/2011

O Sistema Educacional Brasileiro (SEB), maior grupo de ensino do país, anunciou que pretende substituir os livros por tablets e, até 2013 entregar mais de 100 mil unidades aos seus alunos. Em entrevista a Revista Isto É, o presidente do grupo, Chaim Zaher, diz estar confiante. “O Brasil será, em três anos, o País mais moderno e digitalizado no ensino”, declara.

Com mais de 40 anos de carreira a frente do grupo que controla as redes de escolas COC, Pueri, Domus e Dom Bosco, Chaim Zaher, acredita que o tablet é muito mais que um modismo, é uma ferramenta útil e prática, condizente ao perfil de um aluno muito mais interativo, dinâmico e que está intimo às novas tecnologias.

Para Zaher, o mercado já definiu que os tablets serão os recursos pedagógicos mais recomendados. As editoras de livros já perceberam esta tendência e correm para digitalizar suas publicações. Entretanto, há que se afirmar que a capacitação dos professores deve ser instaurada nas escolas. Os docentes precisam compreender o potencial da tecnologia em sala de aula, e assim terem uma postura mais democrática e moderna.

No ponto ápice da entrevista, esta a declaração de Zaher quanto à banda-larga de qualidade. “Não se trata de luxo, é essencial”, diz o presidente do maior grupo de escolas do país quando assunto é conexão de alta-velocidade. O sucesso da digitalização dos processos e do uso de tecnologia de ponta nas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, depende da massificação da internet.

Para alavancar os resultados na educação e formar profissionais gabaritados para as exigências do mercado, o modelo de ensino tem que realmente ser reformulado. Mas não basta colocar computadores e outros equipamentos nas salas de aulas. É preciso instaurar uma cultura inovadora, em que há co-participação de todos no processo de ensino/aprendizagem.

Nesta contexto, o consultor Mark Weston, estrategista educacional da Dell, diz, de forma clara e direta, que a tecnologia por si só não é a solução dos problemas educacionais e nunca vai ser. Para ele, a tecnologia só vai ajudar na educação se as escolas e os professores mudarem o jeito de ensinar. “Se quisermos melhorar a qualidade do ensino, temos que olhar para o papel do professor e do aluno”. Atualmente, a tecnologia tem um papel de automatizar processos. Numa nova visão, a tecnologia tem um papel de intermediar”, diz Mark Weston.

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