Apenas 4% das escolas públicas tem computador em classe, diz pesquisa

Comentário da matéria “Apenas 4% das escolas públicas tem computador em classe, diz pesquisa

Portal G1, 09/08/2011.

 

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou a pesquisa sobre “Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas brasileiras”, na terça-feira (9) e repassou números impressionantes. O Portal G1 fez a cobertura.

Embora 92% das escolas públicas urbanas do Brasil tenham computador com acesso à internet em seu estabelecimento, apenas 4% tem equipamento instalado em sala de aula. O estudo mostra que 92% das escolas têm internet. Destas, 87% tem internet banda larga. Em média, as escolas tem 23 computadores instalados, sendo 18 em funcionamento e, tem em média 800 alunos matriculados.

Os dados refletem uma estrutura inadequada, que não atende o número de alunos e que não se torna suporte para o professor. Mas além da pesquisa quantitativa, o CGI demonstrou que 59% dos professores acham que os alunos sabem mais sobre o uso do computador e internet do que eles.

Tal retrato demonstra insegurança dos professores, eles não dominam a nova tecnologia e não podem ser instrutores de seus alunos. Por outro lado, os discentes, afoitos por novidades, demonstram que estão preparados afoitos pela Era 2.0.

É preciso ter cuidado com a formação da nossa próxima geração. O ensino de informática e internet é intrínseco no conjunto de conhecimentos indicado para a capacitação de profissionais. Além do próprio aprimoramento intelectual, a internet é uma porta para relacionamentos, pesquisa e pertencimento à sociedade do século XXI. Programas de inclusão digital eficientes garantirão um futuro mais próspero aos cidadãos e a evolução contínua de um Estado Nação.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU