Goiás – um estado cada vez mais conectado

“Estamos no limiar de uma nova era tecnológica, que vai transformar a natureza da existência humana, mudando para sempre a maneira de trabalhar, estudar, comprar, escolher e relacionar-se com o mundo e as pessoas em geral”. (Bill Gates)

O criador da Microsoft e proprietário de uma das maiores fortunas do mundo, Bill Gates, está certo: a internet modificou as relações interpessoais e instaurou novos moldes na sociedade moderna. Neste contexto, a banda larga é a ferramenta básica na contemporaneidade.

O Brasil sabe disso, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 20% dos domicílios têm acesso à internet de alta velocidade. Um número baixo para um país que quer aumentar sua participação no cenário internacional. Em Goiás, o índice é ainda menor, apenas 18% das casas dos goianos têm internet.

As operadoras responsáveis pelos serviços de telecomunicação no país não conseguiram massificar o uso da internet para o interior dos Estados. Devido ao preço, considerado alto pela grande maioria da população, houve uma estagnação quando o assunto é inclusão digital.

Para correr atrás do tempo perdido, medidas urgentes precisam ser implantadas com foco em reacender a necessidade de incluir digitalmente os cidadãos, preparando-os para as exigências de um novo mercado e os colocando a par das novidades tecnológicas, valorizando-os como agentes da sociedade contemporânea.

Nesse sentido, as 14 etapas do Programa Goiás Conectado democratizarão o acesso à banda larga e fazer da conexão à internet de alta velocidade uma prática comum do goiano. O primeiro passo, Banda Larga Popular, foi lançado, dia 17 de junho, para solucionar a questão problemática mais visível. Através da parceria entre Estado e operadoras, são oferecidos planos com valores populares para contratação de internet, com velocidade mínima de 512 kbps.

De forma comprometida e séria, Goiás Conectado implicará em ações efetivas que promoverão a inclusão digital e a massificação da internet no Estado de Goiás. Realizado por profissionais, gabaritados em suas áreas de atuação, o Programa será um divisor de água na história das telecomunicações em nossa região.

Assim como, uma vez, as redes elétricas, os telégrafos e as rodovias eram sinais de modernidade e evolução para as comunidades do interior, a banda larga inaugura uma nova fase para as cidades goianas. A conexão da internet de alta velocidade é um marco na história de evolução da sociedade, tendo um valor antes nunca imaginado. A conexão é sinal de modernização e inovação; representa as estradas do futuro que levarão aos goianos a competitividade e alinhamento às tendências globais.

A banda larga permite a integração dos municípios, sendo o suporte necessário para a integração do Estado e um desenvolvimento equitativo. A inclusão digital anda lado a lado a redução das desigualdades sociais e, a formação online condiz às exigências do mercado, o que implica em capacitação profissional e maior índice de empregabilidade.

Estar incluído digitalmente permite que cada cidadão se veja em um contexto mundial, permitindo a ele conhecer diversas culturas e apreender conhecimentos, antes não acessíveis. Uma sociedade conectada está integrada às atuais especificações econômicas, em que os atores estão próximos através dos ambientes virtuais. Enfim, a globalização se materializou por meio da tecnologia.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU