Internet de baixo custo enfrenta resistência dos consumidores

Comentário da matéria “Internet de baixo custo enfrenta resistência dos consumidores”

Jornal Valor Econômico

 

Será que o Brasil se tornou um país mais conectado nestes últimos dois anos?

Segundo o governo federal, que colocou a inclusão digital como meta da gestão 2010 a 2014, o país deu um salto. Em 2012, houve 86 milhões de acessos em banda larga, bem acima dos 10,2 milhões de 2010.

Com o objetivo de massificar o acesso à internet da população, foi lançado o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), em 2010. A estratégia é oferecer um serviço de internet com a tarifa reduzida de R$ 29,80 nos Estados que concedem isenção de ICMS às operadoras.

O Jornal Valor Econômico, através da sua matéria “Internet de baixo custo enfrenta resistência dos consumidores”, discute os resultados deste programa. Em cerca de um ano, até o terceiro trimestre de 2012, as operadoras Telefônica/Vivo, Oi, Sercomtel e Algar Telecom venderam 1,4 milhão de assinaturas. Mas desse total, 317,4 mil usuários deixaram o serviço. Em todas as regiões, aumentaram o número do desligamento.

Diante de tais resultados, existe uma análise a ser feita. As pessoas se desligam dos planos da Banda Larga Popular, pois procurar outras propostas com velocidade mais rápida. A população se convence da importância de estar conectada à rede mundial de computadores.

Como contrapartida, o governo federal estuda aumentar a velocidade de conexão dos planos do PNBL. O Plano consiste em ampliar a velocidade para 2Mbps ainda neste ano e para 4 Mbps até 2014.

Aqui em nosso Estado, temos o Goiás Conectado que já superou a marca de 120 mil novas assinaturas, com cobertura de 100% do Estado de Goiás. A iniciativa fez com que muitos tivessem a oportunidade de ter acesso à internet pela primeira vez e, também, fez com que as operadoras reduzissem o valor mensal.

Nosso objetivo é facilitar a contratação dos planos de banda larga, mas também utilizar a internet nos programas de capacitação de mão de obra e inclusão digital. Uma tecnologia que promove o desenvolvimento socioeconômico. Uma conquista que se consegue ver resultados a curto, médio e longo prazo.

 

 

 

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