Acesso à banda larga supera 40 milhões em abril, diz associação

Comentário da matéria “Acesso à banda larga supera 40 milhões em abril, diz associação

Portal G1, 19/05/2011

O portal da Rede Globo, G1, noticiou no dia 19 de maio o levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicação (Telebrasil). A matéria “Acesso à banda larga supera 40 milhões em abril, diz associação” apresenta uma série de dados que demonstra um brasileiro cada dia mais online.

No último ano, as operadoras conseguiram mais 14,2 milhões novos clientes, o que representa um acréscimo de 53,2%. “Em abril, a banda larga pelas redes fixas totalizou 15,3 milhões, o que corresponde um aumento de 24,7% em relação ao mesmo mês de 2010 (12,3 milhões). Na banda larga móvel, o crescimento foi de 77,4% no mesmo período, sendo que o número de modems de acesso pela rede móvel subiu de 5,2 milhões para 6,4 milhões (23%) e o de celulares 3G passou de 9,2 milhões para 19,1 milhões (107%)”.

Estes números demonstram que o brasileiro acompanha às novas tecnologias e suas formas de conexão. Por sua vez, as operadoras oferecem serviços e conexões cada vez mais rápidos, inclusive para o usuário doméstico. Segundo a pesquisa da Telebrasil, a média dos acessos em banda larga fixa aumentou 70%, passando de 1 megabit por segundo (Mbps) para 1,7 Mp.

A evolução do cenário “online” do Brasil é considerável e positiva para o país, seja nos aspectos sociais e econômicos. Entretanto, ainda é preciso democratizar mais o acesso à internet no país. O grande desafio é fazer com que a banda larga chegue ao interior dos estados brasileiros, atingindo a população mais carente e que também precisa estar incluída digitalmente, se preparando para as novas tendências e exigências do mercado de trabalho.

Há iniciativas públicas que buscam acelerar o processo e transformar a inclusão digital como um direito do cidadão. Em nosso estado, temos o projeto Goiás Conectado, uma ação ousada que busca transformar os municípios goianos em cidades digitais, através da democratização da internet e da convergência digital de todos os órgãos públicos. É um processo de modernização e inovação, efetivo e duradouro, nas mãos dos goianos.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU