A escassez de mão de obra qualificada vai acabar

Comentário da matéria “A escassez de mão de obra qualificada vai acabar”

Isto É Dinheiro, 08/05/2011

A revista Isto É Dinheiro, do dia 08 de maio de 2011, publicou a matéria “A escassez de mão de obra qualificada vai acabar”, escrita pelos jornalistas Denize Bacoccina e Guilherme Queiroz. O texto apresentou uma clara e objetiva entrevista com o ministro da educação, Fernando Haddad.

A frente do Ministério há seis anos, Haddad mostrou totalmente a par das políticas públicas direcionadas a melhoria do cenário educacional em todo país. Detalhadamente ele demonstra por que o “Pronatec” é a atual menina dos olhos do governo federal, quando o assunto é educação.

Dia 27 de abril de 2011, a presidente Dilma Roussef lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). O objetivo é acelerar a formação de mão de obra, através dos cursos técnicos, para que a economia não sinta mais os atrasos da falta de qualificação profissional. O ministério de Fernando Haddad é o responsável por executar o Programa e ele pretende expandir de um milhão para três milhões o número de pessoas preparadas no ensino técnico.

“Ao longo da última década, nós mais que dobramos o número de técnicos formados no Brasil e triplicamos o número de graduados. Tenho dito que esse esforço vai produzir efeitos de curto prazo e as empresas vão sentir a diferença”, diz Haddad, confiante que os técnicos, por levarem menos tempo para formarem, poderão minimizar os riscos de apagão de mão de obra no Brasil, o que por conseqüência permite que o setor produtivo confie no país e faça mais investimentos.

As ações do Governo Federal serão amparadas, diretamente e indiretamente, pelos empresários. O Pronatec terá apoio imediato do Sistema S (formado por entidades como o Sesc, Senac, Sesi e outras), através de sua expertise em qualificação. Em outra ponta, o setor privado vai poder utilizar o Financiamento Estudantil para o Ensino Superior (Fies).

O objetivo é unir os esforços para que em curto prazo, o Brasil tenha profissionais preparados para as exigências do mercado e assim possam contribuir para a geração de riquezas no país. De forma paralela, o governo vê o Pronatec como uma saída totalmente viável aos programas sociais, como a Bolsa Família. O cidadão estará em processo para ser independente e produtivo e poderá deixar de depender da ajuda do governo.

Em Goiás, o governo estadual também acredita que os cursos técnicos estimulam a capacitação de mão de obra a curto período, valorizando assim a contratação de profissionais locais, o que traz benefícios reais para a região. A Secretaria de Ciência e Tecnologia (SecTec) tem como uma de suas missões oferecer oportunidades de formação aos cidadãos goianos através dos onze Centros de Educação Profissionais (CEP) espalhados pelo Estado. Recentemente, cursos online também foram oferecidos. Em breve, será lançado o projeto “Bolsa Futuro”, que estimulará os jovens a optarem pelo curso técnico, paralelamente, haverá investimento para que aumente o número e a diversidade de opções de formações técnicas, através da parceria com instituições particulares e federais.

O intuito é que a formação técnica, que ocorre em média com dois anos, possa formar profissionais preparados e bem capacitados ao mercado, em curto prazo. Uma economia acelerada, pós-moderna e conectada as tendências mundiais, precisa de pessoas que tenham aprimoradas as suas competências e possam desempenhar um trabalho com qualidade. Com emprego garantido, o Estado cumpre sua função social e o cidadão está apto a declarar independência. Com consciência, determinação e responsabilidade, o governa federal pensa em futuramente abrir mão dos programas sociais.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU