Tecnologia sofre com evasão universitária

Comentário da matéria “Tecnologia sofre com evasão universitária

Jornal Folha de São Paulo, 19/10/2011

Histórias de jovens, que abandonaram as universidades, para seguir a carreira de TI são famosas. Grandes nomes como Bill Gates (Microsfot), Mark Zuckerberg (Facebook) e Steve Jobs (Apple) inspiram universitários a abandonar a faculdade e a iniciar suas carreiras, sejam como empreendedores ou não.

Neste cenário, os jovens acreditam em um futuro incerto e acabam, muitas vezes, distanciando de carreiras sólidas em empresas de sucesso. De acordo com matéria no Jornal Folha de São Paulo, “a alta evasão de cursos de graduação deverá contribuir para o apagão de mão de obra de 45 mil profissionais nas carreiras básicas de tecnologia até 2014 nas principais regiões do país”.

O número anunciado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), advêm de uma pesquisa realizada em oito Estados: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Dos 174.161 matriculados nas principais carreiras do setor – como programadores ou analistas de sistemas – 87% abandonam os cursos. Até 2014, serão formados nos oito Estados avaliados, 33.625 trabalhadores em tecnologia, ante 78.530 vagas abertas.

A previsão amedronta os empresários, que correm atrás de parcerias com instituições acadêmicas e a iniciativa pública. É preciso somar esforços para que a ameaça de apagão de mão se distancie e o crescimento do setor de TI seja visto como oportunidade.

Em Goiás, temos o Programa Bolsa Futuro. Iniciativa que busca agilizar a formação de mão de obra técnica, sendo que todos os cursos terão aperfeiçoamento digital. Além disso, haverá áreas exclusivas de formação na área de Tecnologia da Informação (TI). O objetivo é acelerar a capacitação de profissionais, colocando-os preparados para as exigências do mercado de trabalho.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU