Heróis de laboratório

Comentário sobre a matéria “Heróis de laboratório“.

— Revista Veja, 20/03/11

Nesta matéria da Revista Veja (Ed. Abril), a jornalista Júlia de Medeiros escreveu sobre o atual panorama da produção científica no Brasil, descrevendo o bom momento, em que os pesquisadores são destaques no cenário internacional.

Através de uma mudança de cultura, a produção acadêmica brasileira e a vocação dos pesquisadores passaram a ocupar espaço mais significativo no Brasil e em todo mundo. Uma recente valorização, apesar de que ainda tímida, já colhe resultados como bem demonstrados na reportagem.

O número de artigos assinados por pesquisadores brasileiros em publicações de referência mundial cresceu 84,5% de 2005 a 2009, em comparação ao qüinqüênio 2000/2004″. (…) “Nos últimos anos, as citações feitas por cientistas estrangeiros de artigos escritos por brasileiros subiram 126,4%”.

Clique para ampliar:

Os dados anunciados são motivos de comemoração por entusiastas pela pesquisas como eu. Acredito que o investimento em inovação, pesquisa, ciência e tecnologia trazem resultados para uma sociedade que quer se antecipar as exigências do mercado e quer ditar as tendências do futuro.

Através da tríade governo, iniciativa privada e universidade, as pesquisas podem ser estimuladas e os brasileiros passam a ter um papel mais significativo e de agente “descobridor” perante a comunidade internacional. Esta é uma ação que trabalhará com a valorização do potencial de nossa intelectualidade e de nossa capacidade de realização.

Assim como anunciado pelo entrevistado Jorge Kalil, imunologista e diretor do Instituto Butantan, “as pesquisas brasileiras precisam ser mais competitivas. Tem de ter a aplicação prática”. E para serem práticas, o Estado deve procurar desburocratizar o processo e a iniciativa privada ser uma parceira dos pesquisadores.

O profissional que se dedica a pesquisa também precisa ser valorizado e visto como uma importante peça ao desenvolvimento do país e a favor do entendimento da vida e de suas especificidades, bem como das teias de relacionamentos do ser humano. Este é o caminho que devemos trilhar. É possível fazer com que o país avance cada vez mais posições quando o assunto é ciência e tecnologia.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU