Comentário da matéria “Mais mestres e doutores são atraídos por empresas”
Jornal Valor Econômico
É tradição no Brasil que quem escolhe fazer mestrado ou doutorado é por que se tornará professor e seguirá uma carreira acadêmica. Neste caso a pesquisa é voltada para publicação de artigos científicos e bolsas de iniciação científica.
Porém, com a cultura da inovação se popularizando na iniciativa privada, as empresas estão cada vez mais adeptas a contratação de mestres e doutores. Estes são os pesquisadores que focam em novos produtos e processos que trazem benefícios tangíveis ao mercado.
Dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mostram que o número de profissionais com mestrado que atuam na iniciativa privada aumentou de 17% em 1996 para 26% em 2009.
O cenário tem como principais protagonistas empresas como a multinacional americana General Electric, a fabricante de cosméticos L’Oreal, a empresa de tecnologia IBM e o grupo brasileiro O Boticário. Todas têm centros de pesquisa instalados em território nacional e contratam mestres e doutores para liderarem suas equipes.
Muitos profissionais saem das academias e apostam novas fichas em suas carreiras. A tendência é que cada vez existam mais vagas para estes perfis dentro das grandes companhias. A inovação molda um novo jeito de trabalhar em que paradigmas deixam de existir. Uma nova economia, em que a geração de conhecimento também é papel da iniciativa privada.
Web Cams Sex
Faça um comentário