Comentário da matéria “Apagão na Internet”
Revista Isto É, 20/01/2012
A Revista Isto É, bem como os principais veículos de comunicação do mundo, fez a cobertura sobre a polêmica dos novos projetos de lei, que tramitam no Congresso nos Estados Unidos: o SOPA (sigla de Ato para Parar a Pirataria On-line, em inglês) e o PIPA (Ato para Proteger a Propriedade Intelectual). O foco da reportagem está na postura de gigantes da tecnologia que reagiram rapidamente contra os projetos de lei.
Teoricamente, a nova legislação visa proteger os direitos autorais e coibir os responsáveis pelos projetos considerados como pirataria online. Assim, se a lei entrar em vigor, qualquer site, inclusive sites como Facebook e Google – poderia ser retirado do ar por permitir, por exemplo, que seja publicado em seus canais um link para acesso a material pirata postado por usuários.
A premissa é de que ninguém é a favor da pirataria, mas a luta contra o que é ilegal não pode significar um retrocesso no processo de compartilhamento que a internet nos permite. Por isso, se faz justificável e moralmente legalmente correto às manifestações de sites como Wikipédia, Google, Facebook, Apple, Microsoft e Yahoo, que estamparam em suas páginas o descontentamento com os projetos de leis.
O SOPA não tem data para ser votado e o PIPA pode ser apreciado pelo congresso, amanhã, no dia 24 de janeiro de 2012. Assim como as gigantes de tecnologia que estão se manifestando, em conjunto e paralelamente, nós, cidadãos do mundo também devemos demonstrar nossa opinião. A internet é um dos poucos lugares em que a há participação de diversos atores como seres sociais atuantes e emissores de informação. É preciso preservar este espaço democrático, estimulando-o como uma verdadeira rede de conhecimento e contribuição um para com o outro.
Web Cams Sex
Faça um comentário